sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Ni you piao ma ? (Voce tem ingresso? - em chines)




Voltando para Shanghai e conseguimos comprar os ingressos para o futebol masculino da Argentina vs Holanda e Brasil vs Belgica ... ao lado e o nosso amigo Javier, do Mexico.



A alegria do torcedor !!!
Nunca vimos em nenhum lugar do mundo, vender cerveja gelada em estadios por apenas R$1,25 !!!



A Simpatia do Chines

Os chineses sao muitos alegres e simpaticos e sao estes sorrisos que recebemos todos os dias por aqui !

As criancas brincando pelas vielas em Shanghai ... quando encontram com os estrangeiros, saem correndo e gritando : Ni hao , ni hao !!!!

Caminhao de militares em ChangChun

Nossa guia em Shangbaixan
Os torcedores argentinos ( Futebol Masculino em Shanghai : Argentina e Holanda )

Cemiterio de Estatuas em Beijing

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Grande Muralha

Um pouco de história ...
Enquanto caminhávamos pelos degraus da Grande Muralha eu perguntava para o engenheiro Rodrigo, como esta obra foi construída com os recursos da época da China Imperial ?
Isso tudo por volta do século II a.C., seguindo com os reforços e ampliações pelos séculos posteriores.

Sabemos que no total, são aproximadamente 7.000 Km de extensão entre o nordeste da China e Mongólia. Com muros de, em média, dezesseis metros de altura e chegou a possuir 40 mil torres de vigilância, como estas das fotos.
Acredita-se que mais de 300 mil homens trabalharam nesta construção por muitos séculos.

Para subir,construiram recentemente(2002)um teleférico que leva até a Muralha, antigamente chegava apenas depois de horas de caminhada. A descida é a mais emocionante, foi feito um tobogã gigante para os turistas, muito divertido !!! Adoramos o passeio.










A Cidade Proibida

Cem anos atrás quem entrasse sem permissão neste mundo vermelho e dourado certamente seria torturado e assassinado. Hoje a Cidade Proibida é a atração mais visitada da China, e entre 1420 e 1912 moraram mais de 24 imperadores. Nos seus 900 metros de largura e 750 de extensão fica mais de 8700 cômodos o que hoje se tornaram museus, lojas de cerâmica, jade e seda.
Os pavilhões ainda sofrem muitas restaurações e o fim está programado para 2020.

Eu e o Ro passeamos pelas árvores e palácios com mais de 500 anos durante toda a manhã e à tarde fomos visitar a praça Tian'anmen, conhecida também como Praça da Paz Celestial, onde milhares de estudantes foram violentados pedindo pela democracia em 1989 ( O livro "Caminhos da China" conta tudo o que se passou por aqui ).
Considerada a maior praça pública do mundo, toda de cimento e símbolo da vitória comunista. Até hoje a bandeira é hasteada sempre ao pôr-do-sol, e milhares de chineses patriotas ainda comparecem à cerimonia.

Uma pena que não conseguímos ver o corpo do ditador MAO embalsamado, fica para a próxima !!






Praça Tian'anmen

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Casamentos Olímpicos


Lembrando de dizer que os chineses são obcecados pelos números. O número 4 significa morte então o detestam e não usam, o número 8 eles adoram porque significa fortuna e sorte.
Por esta razão, cerca de 16 mil jovens chineses, somente em Beijing, escolheram o dia 8/8/2008 para dizerem "sim, eu quero" , no dia da abertura das Olimpiadas na China.
Loucura, loucura...

Comidinhas de Olimpiadas


Essas são as tradicionais maças caramelizadas das ruas de Beijing























Como vir para Pequim e não comer o Pato de Pequim ??

Compramos um pato inteiro só para nós, ele é trazido a mesa e o chef corta várias partes do pato. Então comemos as fatias do pato dentro das panquecas, salada, molhos ...
MA-RA-VI-LHO-SO !!!



Não dá para entender porque os chineses vendem lanches de pernil na 25 de Março se estes são os monstrinhos que os chineses comem nas ruas daqui .

Vendem todos os insetos no espeto e isso custa apenas um real.
Poderia custar mais ?

Clima de Olimpiadas



Estar na China e poder vivenciar o clima das Olimpiadas e sentir a alegria dos chineses é muito bom. Estivemos em Beijing no final de semana passado e gostaríamos de mostrar um pouco das muitas coisas que vimos por lá. A cidade em si não nos agradou muito, está absurdamente poluída e a cidade não estava completamente preparada para este evento. Os jovens voluntários despreparados, taxistas sem rumo, hotéis lotados e nada de cambistas. Com isso, não conseguimos assistir a nenhum jogo em Beijing.

No entanto, podemos sentir a segurança da cidade, existem guardas por todos os lados, as crianças estão adorando o clima das Olímpiadas, os jovens estão loucos com tantos estrangeiros pelas ruas e acreditem ou não, os ocidentais ainda são muito estranhos para os chineses, que nos param a todo momento para fotos e filmagens...







Esquecemos de comentar que as calças das crianças daqui são abertas no meio das pernas porque as crianças deixam as fraldas muito cedo... estamos aprendendo com a praticidade dos chineses : )

Reparem nas fotos ...




quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Nanjing

Nanjing foi a capital da China durante vários períodos da história, inclusive na dinastia Ming entre 1368 e 1644 e foi palco de um dos maiores massacres da nossa história, conhecido como o estupro de Nanjing em 1937, mas nem é bom falar nisso... hoje é uma cidade muito interessante, com muralhas, templos, palácios...e ótima comida!!!!

Várias nacionalidades


Estes são alguns colegas do curso de mandarim, da esquerda para direita, o mais bonito, eu, Ally do Kazaquistão, Alex de Curaçao, Hikaru do Japão e claro a mais bonita de todas Camila...(é casada comigo...)

Fudan



Fudan é o nome desta universidade onde acabamos de terminar nosso curso intensivo de chinês!

Bicicletas...


Até para um cochilo ao sol de 40 graus elas servem!

Bicicletas...


E eles carregam de tudo nelas...

Bicicletas...

el
Pois é, a China, apesar de todo o progresso ainda é o país das bicicletas, talvez elas ainda sejam mais usadas no Vietnan, pelo menos em termos proporcionais, mas aqui a quantidade é impressionante, qualquer esquina tem milhares....

1 minuto...Homenagem ao meu amigo, irmão, companheiro de quarto na Republica em Campinas -- Raul

O que é 1 minuto...essa nem o Raul faria igual...eu deveria estar agora em Beijing, junto com nosso ilustre presidente Lula, Dunga, Ronaldinho Gaucho, e toda a galera para a abertura dos jogos amanhã, mas adivinhem, perdemos o trem...pois é, culpa minha, eu achei quo o trem sairia às 19:51, mas na verdade saiu às 19:21, e só percebi isso no caminho da estação, corremos, a Camila fez 100m no meio da multidào de chineses que com certeza daria indice olimpico mas chegamos a tempo de ver o trem indo embora...o que dá mais raiva, foi aí que lembrei do Raul e disse "putz" perdemos o trem! Pois é, a culpa foi minha! Mas dos males o menor, conseguimos trocar a passagem para amanhã e vamos chegar a tempo para a abertura "espero..."

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Mercado de Antiguidades - Muuuito Legal !



Arquitetura Chinesa



Este é um predio antigo que, obviamente, foi transformado em um shopping.

Tea House - Shanghai



Essa é uma casa de chá muito tradicional aqui em Shanghai, mas como tomar chá neste lugar é muito caro, os turistas aproveitam para visitar as diversas lojas que tem nas redondezas e tirar fotos .