terça-feira, 22 de julho de 2008

Algumas verdades sobre a China


Gostaria de fazer alguns comentários sobre estes dias aqui na China, algumas coisas me surpreenderam e outras nem tanto, mas acho legal comentar.
Primeiro o trânsito, isso sim foi uma surpresa, mas não pelo congestionamento, mas sim pela falta dele, o trânsito de Shanghai sexta às 6 da tarde comparado com o de São Paulo, por exemplo, é um passeio de domingo de manhã em um final de semana de sol de feriado prolongado...ou seja, perto de SP aqui não tem trânsito, isso mesmo, São José dos Campos sim tem trânsito caótico, Shanghai não. Não sei se é só o transporte coletivo, pois o metrô é bom, mas não melhor que o de SP e bem inferior ao que vemos em cidades como Paris, Londres e NY, isso falando do numero de estações, pois em termos de limpeza e conforto é excelente. O que eu acho que faz o transito de Shanghai ser essa maravilha é que:
1- Bicicleta aqui é meio de transporte e não hobby. As pessoas realmente usam bicicleta e a cidade favorece, pois é plana e repleta de ciclovias.
2- As vias são largas, os acessos são realmente acessíveis e a cidade é cheia de tuneis e pontes que ajudam a passar de um lado para o outro do rio Huangpu.

Bom é isso o transito daqui...

2 comentários:

Unknown disse...

Que bom que vc está gostando, cara.
Estamos todos acompanhando vcs e torcendo muito ! Abçs. Tiago

André Souza disse...

Camila e Rodrigo, legal essa idéia de blog, assim podemos acompanhar vocês de longe...Gostei do vídeo do Carrefour...sugestão..vocês poderiam colocar um video com os dois falando em chinês...seria muito legal....Abraços e Sucesso !..Estamos de olho..